Fidel lança apelo às FARC - TVI

Fidel lança apelo às FARC

Fidel Castro - Foto Lusa/EPA

Ex-presidente cubano pede ao grupo guerrilheiro para libertar todos os reféns. No entanto, não quer que baixem as armas

Relacionados
Fidel Castro pediu às FARC para libertarem todos os reféns, criticando todos os actos de sequestro. No entanto, o ex-presidente cubano motivou os guerrilheiros a não desistirem da sua luta, num artigo que escreveu no jornal Juventud Rebelde.

«Critico com franqueza os métodos objectivamente cruéis de sequestro e a retenção de prisioneiros na selva. Se há algo que me atrevo a sugerir aos guerrilheiros das FARC é simplesmente que declarem por qualquer via a disposição de libertar os sequestrados e prisioneiros que ainda estão em seu poder, sem condição alguma», afirmou.

O líder revolucionário esclareceu que, embora as FARC estejam solidárias com a revolução cubana, o grupo não tem qualquer ligação com Cuba. Fidel pediu aos guerrilheiros para não pousarem as armas, porque «nos últimos 50 anos, os que o fizeram não sobreviveram à paz».

Fidel Castro aproveitou ainda para criticar uma suposta intervenção do Governo norte-americano no resgate de Ingrid Betancourt: «Expressei com clareza a nossa posição a favor da paz na Colômbia. No entanto, não estamos a favor de uma intervenção militar estrangeira nem com a política de força que os EUA pretendem impor a todo o custo e a qualquer preço neste povo».
Continue a ler esta notícia

Relacionados