Choveram iguanas em Miami - TVI

Choveram iguanas em Miami

  • Portugal Diário
  • 5 jan 2008, 08:50

Paralisadas pelo frio, entraram em catalepsia, e começaram a cair das árvores

Relacionados
Uma anormal descida da temperatura, que ocorreu na semana passada em Miami, provocou, nos parques da cidade, uma insólita chuva de iguanas que, paralisadas pelo frio, entraram em catalepsia.



Nos parques Bill Baggs e Crandon de Key Biscayne, os transeuntes puderam ver os repteis cair pesadamente no chão, como se estivessem mortos.



Agentes municipais tiveram a tarefa de pegar nos animais e de os colocar ao sol para que estes se aquecessem e recuperassem a sua temperatura corporal.



A iguana tropical é um réptil de sangue frio que necessita estar a uma temperatura superior a 23 graus, e que claramente se sente muito bem quando a temperatura atinge os 35 graus.



No entanto, nas passadas terça e quarta-feira, o mercúrio desceu aos quatro graus em algumas zonas da Florida.



«Com temperaturas inferiores a 15 graus, as iguanas começam a ter problemas de mobilidade, e se a temperatura descer aos cinco graus, elas ficam totalmente paralisadas», explicou à agência France Presse Perran Ross, da Universidade da Florida.



Com temperaturas muito baixas, o corpo das iguanas «hiberna», continuando o coração a bater, o que provocou as suas quedas das árvores em que se encontravam.



«Algumas não conseguem sair do choque e morrem, outras conseguem aquecer o corpo quando são expostas ao sol», explicou Ross.
Continue a ler esta notícia

Relacionados