Ingrid Betancourt reencontra-se com os filhos - TVI

Ingrid Betancourt reencontra-se com os filhos

Ingrid Betancourt reencontra filhos

Colômbia: antiga candidata presidencial lançou um apelo às FARC para que optem pela via da paz

A antiga candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betancourt, cujo sequestro pelas FARC de mais de seis anos terminou esta quarta-feira, reuniu-se hoje com os dois filhos, a sua irmã e o seu ex-marido. Os familiares viajaram desde Paris para a Colômbia, acompanhados pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Bernard Kouchner.

A comitiva que aterrou no aeroporto de Catam, num avião fretado pelo estado gaulês, foi acompanhada ainda por cinco médicos. Betancourt reencontrou-se com a família cerca de 24 horas depois de ter sido libertada pelo exército colombiano das FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), numa operação em que foram resgatadas ainda outras 14 pessoas, entre elas o luso-descendente Marc Gonsalves, que estava refém com outros dois norte-americanos - também resgatados - há cinco anos.

A antiga candidata presidencial colombiana, que tem também nacionalidade francesa, recebeu os filhos de forma emocionada. «Os meus filhos são a minha luz, as minhas estrelas», apontou Betancourt, descrevendo o momento do reencontro como «uma orgia de beijos e abraços». A franco-colombiana vai agora viajar para Paris, onde se deverá encontrar nos próximos dias com o presidente gaulês, Nicolas Sarkozy, que se empenhou pessoalmente numa campanha pela sua libertação.

Mesmo depois de mais se seis anos de sequestro, Betancourt demonstrou que a sua veia política continua viva e lançou um apelo à comunidade internacional - de forma especial aos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e do Equador, Rafael Correa - para se mobilizarem no sentido de que sejam libertados outros reféns das FARC. Numa mensagem dirigida aos guerrilheiros marxistas, pediu para que optem pela via «da reconciliação e da paz».
Continue a ler esta notícia