Máfia italiana acusada nos EUA - TVI

Máfia italiana acusada nos EUA

  • Portugal Diário
  • 7 fev 2008, 21:31

Processo contra 62 indivíduos ligados aos clãs Gambino, Genovese e Bonnano

Relacionados
As autoridades norte-americanas acusaram hoje 62 indivíduos ligados aos clãs Gambino, Genovese e Bonnano de extorsão, branqueamento de capitais e outros delitos, numa operação transatlântica anti-mafia em pareceria com as autoridades italianas, noticia a Lusa.

A promotoria federal de Brooklyn informou hoje dos mais de 80 crimes que estão acusados os detidos, entre os quais se encontram líderes destacados de famílias conhecidas da Máfia, presumivelmente implicados em actividades ilegais no sector da construção civil e em organizações sindicais.

«Temos de ser uma máfia no bom sentido»

Detido chefe da máfia napolitana

A secção, chefiada por Benton Campbell, explicou, em comunicado de imprensa, que esta série de acusações resulta de mais de três décadas e «reflecte a corrosiva influência da família Gambino na indústria da construção civil na cidade de Nova Iorque».

A promotoria acrescentou que as detenções põem em evidência a forma violenta como os seus membros resolvem as disputas, informando que nas últimas três décadas há registo de pelo menos oito casos de tentativa de homicídio ou homicídio consumado. As autoridades norte-americanas informaram que apresentaram formalmente as acusações com base em provas obtidas através da gravação de conversas levadas a cabo por pessoas que conseguiram infiltrar-se na organização mafiosa.

Entre os acusados estão Jonh D'Amico, o actual chefe da família Gambino, o sub-chefe Domenico Cefalu e o conselheiro Joseph Corozzo. Estas detenções fazem parte de uma vasta operação conjunta com as autoridades italianas, baptizada como «Ponte Velha», considerada como a maior contra a Máfia desde os tempos da «Conexão Pizza» (1987), segundo os meios de comunicação italianos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados