Indonésia: saúde de Suharto piorou - TVI

Indonésia: saúde de Suharto piorou

  • Portugal Diário
  • 5 jan 2008, 09:05

Antigo ditador indonésio internado com problemas cardíacos

Relacionados
O estado de saúde do antigo ditador indonésio Suharto, 86 anos, admitido sexta-feira num hospital de Jacarta, deteriorou-se, anunciou hoje a equipa médica que o assiste em Jacarta.



Suharto sofre de complicações decorrentes de uma insuficiência cardíaca, indicou Djoko Rahardjo, director do hospital Pertamina Jakarta, afirmando que o paciente está consciente mas sonolento.



Suharto deverá ser submetido a uma intervenção cirúrgica para substituição da pilha cardíaca de que está equipado por outra mais potente, acrescentou o médico, informando que se trata de uma operação «muito complexa».



Hospitalizado várias vezes nos últimos anos, nomeadamente devido a um ataque cardíaco, Suharto foi admitido sexta-feira naquele hospital para, segundo a justificação oficial, ser submetido a uma série de exames.



O antigo ditador indonésio, que abandonou o poder em Maio de 1998 sob a pressão de fortes manifestações públicas, viu suspenso em 2000 o processo judicial que lhe era movido por acusação de desvio de fundos, com base num certificado médico referindo que não consegue manter uma conversação.



A justiça acusou-o de desvio de cerca de 570 milhões de dólares (386,6 milhões de euros) de fundos públicos, mas a organização Transparency International, que classificou Suharto como o líder mais corrupto do mundo, defende que ele e a sua família embolsaram 35 mil milhões de dólares (23,7 mil milhões de euros).



O velho ditador, a quem chamavam o «pai do desenvolvimento» da Indonésia, vive actualmente num bairro residencial de Jacarta.
Continue a ler esta notícia

Relacionados