Encontrada necrópole faraónica com 53 tumbas - TVI

Encontrada necrópole faraónica com 53 tumbas

Necrópole descoberta no Egipto

Descoberta teve lugar numa zona conhecida como Al Lahun, onde está a pirâmide com o mesmo nome

Uma equipa arqueológica egípcia desenterrou uma necrópole com 53 tumbas escavadas na rocha que datam do Reino Médio, da XXII dinastia faraónica, informou este domingo o Conselho Supremo de Antiguidades (CSA). Em comunicado o CSA revela que a necrópole foi descoberta na região de Al Fayum, numa zona conhecida como Al Lahun, onde está a pirâmide com o mesmo nome, refere a EFE.

O ministro da cultura egípcio, Faruk Hosni, assegurou que algumas das sepulturas têm apenas uma câmara mortuária, enquanto que outras, mais elaboradas, têm uma sala de entrada que conduzem a uma segunda sala superior que por sua vez vão dar a um terceiro compartimento.

O secretário geral do CSA, Zahi Hawas, informou que nas tumbas foram encontrados vários sarcófagos de madeira decorada com múmias. Hawas revelou que a decoração dos caixões encontrava-se em bom estado de conservação.

Outros achados

Perto das tumbas foram encontradas 15 máscaras decoradas, assim como amuletos e recipientes em argila cozida. O supervisor de antiguidades do Egipto Média, Abdelrahman Al Ayedi, declarou que foi também encontrada uma capela funerária do reino Médio (2061-1786 A.C.) que foi provavelmente reutilizada durante a época romana (30 A.C - 337 D.C).

Al Ayedi salientou que haviam sido encontrados caixões de barro e joalharia de cobre da era romana junto de uma colecção de amuletos em bom estado de conservação.
Continue a ler esta notícia