Emigrantes manifestam-se contra governo português - TVI

Emigrantes manifestam-se contra governo português

  • Portugal Diário
  • JRS
  • 4 abr 2008, 16:47
Bandeira da Alemanha

Alemanha: residentes em Frankfurt e Estugarda estão contra política de educação

Relacionados
Os portugueses residentes em Frankfurt e Estugarda, na Alemanha, vão manifestar-se no domingo contra a política de educação do Governo, apesar de estar prometida a colocação dos professores em falta desde o início do ano lectivo, noticia a agência Lusa.

«Está confirmado que a partir da próxima semana aquelas duas localidades vão ter professores. De qualquer maneira decidimos manter a manifestação para mostrar que não estamos dispostos a ter o mesmo problema para o ano», disse esta sext-feira à Agência Lusa o presidente da Federação das Associações Portuguesas na Alemanha (FAPA).

Em causa está a falta de professores de português em algumas localidades da região de Frankfurt e de Estugarda, que deixaram cerca de 250 crianças sem aulas.

Segundo o presidente da FAPA, Vitor Estrada, a manifestação serve também para mostrar o «descontentamento em todo o processo».

«As crianças vão iniciar o ano lectivo a dois meses de acabar. Não podemos consentir isso», afirmou.

O responsável alertou ainda que, se algum professor na Alemanha se reformar este ano, o concurso de colocação de professores tem de ser aberto até ao final deste mês para garantir que haja docentes destacados no início do próximo ano escolar, em Agosto.

No domingo, os manifestantes vão protestar numa caminhada até aos respectivos consulados, onde entregarão uma resolução com as suas exigências.

A FAPA espera que apareçam cerca de 500 pessoas em Frankfurt e outras tantas em Estugarda.

Esta é a segunda manifestação que portugueses na Alemanha realizam em menos de um ano por causa do ensino do português no estrangeiro.

Em Setembro passado, a comunidade em Dusseldorf também foi para a rua pelos mesmos motivos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados