Nuclear : acordo entre a França e a Jordânia - TVI

Nuclear : acordo entre a França e a Jordânia

Central nuclear (arquivo)

Nicolas Sarkozy e o rei Abdallah II querem «utilização pacífica da energia nuclear»

Relacionados
A França e a Jordânia anunciaram a assinatura de «um protocolo de acordo relativo à utilização pacífica da energia nuclear», esta quarta-feira, no final de um encontro no Eliseu entre o presidente Nicolas Sarkozy e o rei Abdallah II, escreve a Lusa.

Numa declaração conjunta, o presidente francês e o rei da Jordânia congratularam-se com o «protocolo de acordo relativo à utilização pacífica da energia nuclear que reforçará e institucionalizará a cooperação em matéria nuclear entre os diversos organismos franceses e jordanos».

«As partes saúdam também a assinatura de uma carta de intenções entre a Comissão Jordana de Energia Atómica (JAEC) e (o francês) Areva (primeiro grupo nuclear mundial) e contam com a assinatura do acordo de exploração relativo à extracção de urânio no centro da Jordânia entre a JAEC e Areva num futuro próximo», acrescenta o comunicado.

Nuclear: fuga de urânio em França

«Nuclear representa um perigo para a Humanidade»

Ao nível regional, a França e a Jordânia sublinharam «a importância de fazer progredir o processo de paz no Médio Oriente para a criação de um Estado palestiniano moderno, independente, democrático e viável, vivendo lado a lado, na paz e segurança, com Israel».

Estimam aliás «que uma solução diplomática para as tensões internacionais provocadas pelas tentativas do Irão de adquirir armas nucleares constitui a melhor via (...) e contribuirá para a segurança e à estabilidade do Médio Oriente».
Continue a ler esta notícia

Relacionados