Portugueses divididos em relação ao nuclear - TVI

Portugueses divididos em relação ao nuclear

Central nuclear (arquivo)

Estudo de opinião revela que há uma vontade para a realização de um debate mais alargado

Relacionados
A utilização de energia nuclear divide os portugueses, que têm ainda muitas dúvidas sobre o processo, segundo revela um estudo da Eurosondagem para a SIC, Expresso e Rádio Renascença.

Na pergunta «Concorda com a construção de uma central nuclear em Portugal?», 46,9% disseram sim, enquanto 43,2% responderam não. Menos divididas foram as opiniões em relação a maior informação. «O debate sobre a energia nuclear em Portugal é prioritário?»: 61,7% disseram sim.

«Acha bem que o Governo português privilegie para relações económicas países criticados pela comunidade internacional, como Líbia, Angola, Venezuela, Rússia e China?» A questão volta a deixar os portugueses divididos: 40,1% optam pelo sim e 45,5% pelo não.

O estudo de opiniãofoi de 23 a 29 de Julho, num universo de população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa. A amostra foi estratificada por Região (Norte ¿ 20,5%; A.M. do Porto ¿ 14,5%; Centro ¿ 29,0%; A.M. de Lisboa ¿ 26,3%; Sul ¿ 9,7%), num total de 1.023 entrevistas telefónicas validadas que representam uma taxa de resposta de 82,0%.

A intenção de voto foi projectada, com distribuição dos indecisos mediante exercício meramente matemático, presumindo que os inquiridos, que responderam «não sabe» ou «não responde», se abstêm. O erro máximo da Amostra é de 3,06%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados