Turquia suspende negócios de defesa com Israel - TVI

Turquia suspende negócios de defesa com Israel

Turquia: partido de Erdogan vence eleições (Umit Bektas/Reuters)

Erdogan diz que serão impostas mais sanções ao Estado Judaico

Relacionados
A Turquia anunciou a «suspensão total» de negócios na área da defesa com Israel e que irá implementar novas sanções contra o Estado Judaico.

A deterioração das relações entre os dois países, marcada já pela expulsão do embaixador israelita em Ancara, deve-se à recusa por parte de Telavive em apresentar um pedido de desculpas por causa da morte de nove activistas que seguiam num navio rumo a Gaza, em 2010.

Um relatório da ONU considerou que Israel usou «força excessiva» ao tomar o navio com recurso a forças especiais, de forma a impedi-lo de chegar a território palestiniano, apesar de dizer que o bloqueio marítimo era legal.

«Laços comerciais, laços militares, laços relativas à indústria da defesa, estamos a suspendê-los completamente. Este processo será seguido por medidas diferentes», disse o primeiro-ministro turco, Tayyip Erdogan, em Ancara, apontando para novas sanções.

«Os nossos navios serão vistos mais frequentemente naquelas águas», garantiu ainda o chefe de governo turco, numa referência ao leste do Mediterrâneo.

Ficou ainda em aberto a possibilidade de uma visita à Faixa de Gaza, que poderá acontecer depois de uma visita ao Cairo, no final deste mês.
Continue a ler esta notícia

Relacionados