Astronautas fazem reparações no Discovery - TVI

Astronautas fazem reparações no Discovery

  • Portugal Diário
  • 3 nov 2007, 12:05

Dois homens ficarão seis horas no exterior. Manobra é arriscada

Relacionados
Os astronautas Scott Parazynski e Douglas Wheelock, membros da tripulação do Discovery, iniciaram hoje o seu quarto e último passeio no exterior do vai-vem norte-americano, acopolado desde 25 de Outubro à Estação Espacial Internacional (EEI).



Os dois permanecerão fora da plataforma orbital durante seis horas e meia, naquele que é considerado o «passeio mais arriscado» da missão, de acordo com a NASA, informou a agência oficial russa Itar-Tass.



Parazynski e Wheelock terão de reparar um grupo de painéis solares danificados, que constitui um dos principais problemas que afectam o abastecimento energético da EEI, detectado terça-feira e que obrigou a NASA a suspender provisoriamente os planos da missão.



De acordo com a NASA, o risco do passeio reside no facto de Parazynski ter de reparar os painéis num ponto muito afastado da cabine da EEI.



Além disso, existe a possibilidade de o astronauta receber uma descarga eléctrica enquanto estiver a reparar os painéis suspensos de um braço robótico.



Wheelock assistirá o seu companheiro a partir da torre central, enquanto dois outros membros da tripulação do Discovery, Stephanie Wilson e Dan Tani, estão encarregados de operar com um braço robótico a partir do laboratório «Destiny».



Espera-se que a tripulação do «Discovery» volte à Terra no próximo dia 07.
Continue a ler esta notícia

Relacionados