Chade: hospedeiras e  jornalistas libertados - TVI

Chade: hospedeiras e jornalistas libertados

  • Portugal Diário
  • 4 nov 2007, 14:20

Estrangeiros foram detidos por suspeita de tráfico de crianças

Um juiz chadiano ordenou hoje a libertação de três jornalistas franceses e de quatro hospedeiras espanholas detidos no Chade no caso da Arca de Zoé, anunciou o advogado dos profissionais de imprensa, Jean-Bernard Padaré.



A ordem de libertação surgiu poucos momentos depois de o presidente francês, Nicolas Sarkozy, ter chegado a Djamena, para discutir com o seu homólogo chadiano, idriss Déby, o caso da organização não governamental «Arca de Zoé».



Os sete europeus libertados, segundo a ordem do juiz, vão buscar os seus bens pessoais ao Palácio da Justiça e seguirão para Paris ainda hoje no mesmo avião de Sarkozy. As hospedeiras espanholas seguirão, depois, noutro voo, para Madrid.



Detidos continuam seis cidadãos franceses, todos membros da organização, e três outros membros da tripulação espanhóis do avião fretado para transportar para França 103 crianças a partir da localidade chadiana de Abéché.



Sarkozy e Déby terão pelo menos um encontro ainda hoje e, após a reunião, deverão dar uma conferência de imprensa conjunta.



Segundo fontes diplomáticas citadas pela EFE, na reunião será decidido se todos os que permanecem ainda detidos serão extraditados ou libertados.
Continue a ler esta notícia