Barack Obama <i>esmagou</i> Clinton - TVI

Barack Obama <i>esmagou</i> Clinton

  • Portugal Diário
  • 10 fev 2008, 10:07
Primárias EUA: Clinton derrota Obama no Nevada

Senador democrata venceu no Louisina, Nebraska e Washington

Relacionados
(NOTÍCIA ACTUALIZADA ÀS 10:40)

Barack Obama conseguiu este fim-de-semana um forte impulso na sua candidatura, depois de ter batido Hillary Clinton nos três estados em que foram a votos, por diferenças de mais de 30 pontos, refere o «El Mundo».

A primeira vitória foi alcançada no Nebraska, com uns expressivos 69% contra 31%, a recordar a sua grande votação na Carolina do Sul.

«Hoje os eleitores da Costa Oeste à Costa do Golfo e o coração dos EUA levantaram-se para dizer sim, podemos», referiu Obama, durante uma acção de campanha do partido democrata, em Richmond, Virginia, um estado que vai a votos na terça-feira.

Missouri dá vitória a Obama e McCain

Tennessee: Clinton e Huckabee vencem

«Ganhámos no Louisiana, no Nebraska, no estado de Washington, ganhámos no Norte, no Sul, no meio, e eu creio que podemos ganhar na Virgínia, esta terça-feira, se as pessoas quiserem a mudança», desafiou o senador do Illinois, após serem conhecidos os resultados.

O candidato afro-americano ganhou também as primárias no Louisiana, onde ainda prosseguem as contagens, e no estado de Washington com 67% dos votos, o que vai permitir-lhe a equiparação a Clinton em termos de delegados. O senador do Illinois ganhou ainda nas Ilhas Virgens, que têm três delegados na convenção democrata que irá votar o candidato que se apresenta às eleições presidenciais.

A vitória de Huckabee

Pelo lado republiano, o ex-governador Mike Huckabee venceu no Kansas e Louisiana, respectivamente com 60% no primeiro e com uma vantagem de 2% no segundo.

Segundo as regras republicanas o vencedor arrecada todos os delegados. Huckabee somará os 20 delegados do Louisiana e os 36 do Kansas.

Por seu lado, McCain conseguiu impor-se no Estado de Washington, onde conseguiu a sua única vitória da jornada, embora por uma escassa margem de 200 votos.

Os republicanos votaram também no Louisiana, onde as contagens também sorriem a Huckabee, e na ilha de Guam.

«Esta batalha está a muito longe de terminar», disse Huckabee aos jornalistas, após bater McCain no Kansas, dois dias após o senador do Arizona se ter transformado no candidato virtual na sequência da desistência do governador de Massachusetts, Mitt Romney.

Hillary espera distanciar-se esta terça-feira

Hillary Clinton levava vantagem até agora 1055 a 998 delegados, mas o senador poderá ter equiparado a sua rival democrata, após as primárias deste fim-de-semana. Mas nenhum dos dois terá garantido a curto prazo os 2.025 delegados necessários para vencer a batalha democrata.

Após as votações deste fim-de-semana terão passado pelas urnas 29 dos 50 estados. Hillary Clinton espera ganhar avanço no Maine, de onde parte como favorita.

Na terça-feira vão a votos Potomac, na Virgínia, Maryland e a cidade de Washington. No próximo dia 4 de Março as primárias chegam ao Ohio e ao Texas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados