Obama quer dialogar com Cuba - TVI

Obama quer dialogar com Cuba

Barack Obama

Presidente dos EUA tem «uma vasta lista de assuntos» e não quer «falar por falar»

Relacionados
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou esta sexta-feira, em Trinidad e Tobago, que está aberto ao diálogo com Cuba sobre uma vasta lista de assuntos, mas destacou que não quer «falar por falar», refere a «AFP».

Clinton saúda «abertura» de Cuba (com vídeo)

«Nos últimos dois anos, tenho dito e repito hoje que estou preparado para que a minha administração se comprometa com o governo cubano numa vasta lista de temas, desde direitos humanos, liberdade de expressão e reforma democrática até drogas, migração e assuntos econômicos», disse o presidente dos EUA no seu discurso antecipado pela Casa Branca, em Port of Spain.

«Mas sublinho: não quero falar por falar, mas acredito que podemos conduzir as relações entre Cuba e Estados Unidos a uma nova direcção».

Na abertura da cimeira, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, pediu aos Estados Unidos a suspensão do embargo a Cuba mantido desde 1962, que qualificou de «anacronismo», e disse que não pode perder esta oportunidade histórica de construir «uma nova relação entre as Américas».

No seu discurso, Obama promete uma nova era de diálogo, de igual para igual.

«Comprometo-me perante vós a procurar uma associação de igual para igual ( . . .) sem parceiros maiores ou menores nas nossas relações; simplesmente com um compromisso baseado no respeito mútuo, nos interesses comuns e nos valores compartilhados. Estou aqui para lançar um novo capítulo do compromisso que manterei durante o meu governo», frisou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados