Bush decretou estado de emergência na Califórnia - TVI

Bush decretou estado de emergência na Califórnia

Incêndios na Califórnia - Foto EPA

Há mais de mil incêndios a lavrar só no norte do Estado

Relacionados
O presidente norte-americano, George W. Bush, declarou este sábado o estado de emergência no Estado da Califórnia e ordenou que as autoridades federais ajudem as estaduais no combate a mais de mil incêndios florestais que estão incontroláveis.

«Temos mais de mil incêndios a lavrar só no norte da Califórnia e os nossos recursos não chegam», afirmou uma porta-voz do gabinete dos bombeiros do Estado, o Calfire.

Os mais de doze mil bombeiros californianos combatem há mais de uma semana os incêndios, muitos provocados pelo impacto de relâmpagos, com mais tempestades secas previstas para este fim-de-semana.

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, apelou a Bush para que este declarasse o estado de emergência federal, afirmando que os incêndios eram «de tal magnitude e gravidade que o estado não tem capacidade de dar uma resposta eficaz» e que a assistência do governo federal «é necessária para salvar vidas».

Cerca de 107 mil hectares de floresta e parques naturais já arderam no norte da Califórnia desde que os fogos deflagraram no dia 20, afirmou fonte do gabinete do governador.

Por seu turno, a Casa Branca emitiu um comunicado onde afirma que «o presidente declarou hoje o estado de emergência no estado da Califórnia e ordenou que ajuda federal complemente os esforços locais e estaduais na área atingida pelos incêndios».

Devido ao seu clima seco, ventos fortes e expansão habitacional em zonas rurais e florestais, a Califórnia é frequentemente assolada por incêndios.

Em Outubro passado, os fogos mataram oito pessoas, destruíram duas mil casas e obrigaram 640 mil pessoas a abandonar as suas casas, causando mil milhões de dólares (634,9 milhões de euros) de prejuízo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados