FMI alerta para «efeitos terríveis» do preço dos alimentos - TVI

FMI alerta para «efeitos terríveis» do preço dos alimentos

Dia Mundial da Alimentação - Crianças com fome

Não só os países africanos podem ser afectados pela crise mundial

Relacionados
O Fundo Monetário Internacional (FMI) está preocupado não só com a crise financeira, mas também com a fome. O novo director-geral, Dominique Strauss-Kahn, avisa que se os preços da comida continuarem subir, as consequências serão terríveis em muitos países e não só nos da África.

O problema poderá também criar um desequilíbrio comercial que terá impacto sobre importantes economias desenvolvidas, pelo que «não está apenas em causa uma questão humanitária», frisou. «Centenas de milhar de pessoas correm o risco de morrer à fome e crianças de sofrer subnutrição», alertou, durante uma conferência de imprensa após um dia de reuniões do Comité director do FMI, que se debruçou sobre a crise financeira global.

Strauss-Khan efere, ainda, que «vários países em desenvolvimento, especialmente países com baixo rendimento, enfrentam um forte aumento no preço dos alimentos e combustíveis, que por sua vez têm forte impacto sobre as camadas mais pobres da população».

Na opinião do FMI, a crise económica é de «natureza mundial», o que exige uma resposta «determinada» de todos os seus países membros. Os principais factores de risco identificados estão ligados «aos acontecimentos que continuam a suceder nos mercados financeiros e à degradação potencial dos problemas com o crédito para habitação».
Continue a ler esta notícia

Relacionados