Assalto histórico a joalharia de Paris - TVI

Assalto histórico a joalharia de Paris

Ouro

Ladrões levaram 80 milhões de euros em peças da famosa Harry Winston

Relacionados
A luxuosa joalharia Harry Winston de Paris sofreu na passada quinta-feira o maior assalto de sempre em França, quando quatro homens levaram peças exclusivas no valor de 80 milhões de euros.

Os assaltantes encontravam-se armados e dois deles envergavam roupa de mulher. Eram 17h30 (16:30 em Lisboa), quando irromperam na loja, na Avenida Montaigne, esvaziando a loja quase por completo.

Os criminosos conheciam os nomes dos funcionários e os locais onde estavam guardadas as jóias. Ameaçaram os empregados e os clientes chegaram a agredir uma pessoa, mas não dispararam.

A Harry Winston tem clientes ilustres entre a realeza e as estrelas de cinema. Foi ali que o xá do Irão escolheu as jóias para o casamento com Farah Diba ou que Richard Burton adquiriu as peças oferecidas a Elizabeth Taylor.

De acordo com a imprensa francesa, terá sido também aqui que o presidente francês, Nicolas Sarkozy, escolheu o anel de noivado de Carla Bruni.

A Polícia Judiciária de França acredita que o assalto é obra de «grandes profissionais».

Refira-se que no ano passado, a mesma joalharia sofreu um assalto avaliado em dez milhões de euros.

O maior assalto de sempre a uma ourivesaria aconteceu em 2003, na Bélgica, quando os criminosos levaram 100 milhões de euros em diamantes.

O site da Harris Winston exibe a gema que Onassis ofereceu a Jacqueline Kennedy.
Continue a ler esta notícia

Relacionados