Rússia vai enviar navio nuclear para as Caraíbas - TVI

Rússia vai enviar navio nuclear para as Caraíbas

Militares russos guardam tanques confiscados à Geórgia

«Pedro o Grande» vai participar no exercício com a Venezuela

Está confirmado. Apesar das críticas, a Rússia vai mesmo enviar um navio nuclear para as Caraíbas, com o intuito de participar no exercício naval com a Venezuela, referiu o ministro dos negócios estrangeiros, citado pela agência Reuters.

Serão as primeiras manobras russas na zona de influência estratégica americana desde o fim da Guerra Fria e surge na sequência do conflito armado na Geórgia. Os russos até já usaram a ironia: «Como se sentiria Washington se levássemos ajuda humanitária às Caraíbas usando a nossa marinha?»

Manobras navais Russo-venezuelas azedam relações com EUA

EUA culpam Rússia pelo conflito na Geórgia

Andei Nesterenko, porta-voz do ministro dos negócios estrangeiros, veio, então, confirmar nesta segunda-feira que a missão conjunta com a Venezuela contara com o navio nuclear «Pedro o Grande», um dos maiores vasos de guerra do mundo. Um outro grande destruidor russo, o «Almirante Chabanenko» também será deslocado para o Mar das Caraíbas.

Ainda assim, a Rússia nega tratar-se de retaliação: «Estamos a falar de uma acontecimento planeado e não está relacionado com a situação na Geórgia. Os exercícios nunca serão dirigidos para um terceiro país», referiu o porta-voz.
Continue a ler esta notícia