UE pondera aplicar sanções à Rússia - TVI

UE pondera aplicar sanções à Rússia

Militares russos guardam tanques confiscados à Geórgia

Como forma de condenação do reconhecimento das províncias separatistas da Ossétia do Sul e da Abkházia

Relacionados
O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Bernard Kouchner, afirmou esta quinta-feira que os países da União Europeia, que se reúnem, segunda-feira, em cimeira extraordinária, estão a ponderar a aplicação de sanções contra a Rússia.

«Estão a ser ponderadas sanções», e muitas outras formas de condenação, afirmou Kouchner, em conferência de imprensa em Paris, detendo a França a presidência rotativa da União Europeia (UE).

É a primeira vez que Paris refere a possibilidade de sanções contra Moscovo, na sequência da actual crise entre Moscovo e a Geórgia. «Não vou eu próprio prefigurar a aplicação de sanções, quando a reunião ainda não se realizou, mas estamos a trabalhar com os nossos 26 parceiros (da UE) neste momento», disse Kouchner. «Estamos a tentar elaborar um texto [de conteúdo] forte que exprima a nossa vontade de não aceitar» a situação na Geórgia, adiantou.

O chefe da diplomacia francesa não especificou que tipo de sanções estão a ser ponderadas.

A Rússia - que fornece um quarto do gás necessário para a Europa - já alertou os países da UE, no entanto, contra o arrefecimento das suas relações com Moscovo. «Se eles querem a degradação das relações, vão consegui-la, é claro (...). Mas se querem salvaguardar as relações estratégicas, o que é totalmente do interesse da Rússia e de toda a Europa, tudo correrá bem», afirmou terça-feira o Presidente russo, Dmitri Medvedev.
Continue a ler esta notícia

Relacionados