Hilary e Obama juntos em comício - TVI

Hilary e Obama juntos em comício

  • Redação
  • Patrícia Paixão, enviada da agência Lusa
  • 27 jun 2008, 23:58
Barack Obama

«Temos 36 milhões de votos», disse a ex-primeira-dama, juntando os seus votos aos de Obama

Relacionados
Barack Obama e Hillary Clinton estiveram esta sexta-feira juntos pela primeira vez num comício em Unity, uma pequena cidade do Estado de New Hampshire com 1.715 habitantes.

Participaram no evento mais de 4.000 pessoas e um batalhão de 500 jornalistas do mundo inteiro, adiantou hoje a organização da campanha do candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, responsável pelo evento.

Grande parte do público integra residentes do New Hampshire mas muitos chegaram dos Estados vizinhos.

Sharom Politz, 65 anos, guiou desde Manchester, cidade a 45 minutos, com filhos e netos. «Somos sete, o mais novo tem um ano. Estacionámos e apanhámos um dos autocarros», revela.

O trânsito esteve condicionado. Apoiantes e imprensa foram transportados em carrinhas escolares alugadas a partir de Clarmont e Mount Sunapee, a cerca de 10 quilómetros de Unity.

Nancy Perry, 54 anos, há 25 a viver em Unity teve mais sorte. Assistiu ao comício sentada no seu quintal mesmo ao lado da escola básica de Unity, a única na localidade onde estudam 125 alunos e se realizou o comício.

«Estou aqui desde as 07:30. É um dia agitado, nunca tinha visto tanta gente junta por estes lados».

Discurso de união

No palco, o clima foi de união: «Os Clinton (Bill Clinton e Hillary Clinton) são necessários não durante os próximos meses mas durante os próximos anos», garantiu Obama.

Antes, discursaram os dois senadores democratas eleitos por New Hampshire - Paul Hodes e Carol Shea-Porter -e a ex-governadora e também candidata ao Senado dos Estados Unidos Jeannne Shaheen.

Mas a multidão foi ao rubro quando Obama e Hillary Clinton pisaram o palanque. Chegaram juntos e a ex-primeira dama iniciou o discurso. «Temos 36 milhões de votos», disse, adicionando pela primeira vez os seus 18 milhões de eleitores aos votos do ex-adversário.

«Unidade» e «mudança» foram as palavras mais repetidas durante a meia hora que durou o discurso do senador do Illinois.

«A corrida não é entre democratas e republicanos ou entre liberais e conservadores mas sim entre o futuro e o passado», garantiu, num discurso que se pautou pela aproximação aos Clinton.

Ken Hall foi o único representante da junta de freguesia a discursar no comício. «Sou conhecido por ser republicano mas também por valorizar o carácter dos candidatos», disse à agência Lusa. Perante o público, garantiu: «Também eu estou à beira da mudança».
Continue a ler esta notícia

Relacionados