Jovem disse a Obama que é gay antes de se assumir - TVI

Jovem disse a Obama que é gay antes de se assumir

Presidente norte-americano esteve em angariação de fundos com comunidade gay. Manifestantes exigem que Barack Obama se comprometa com o casamento homossexual

O presidente dos Estados Unidos defendeu que os casais homossexuais merecem ter «os mesmos direitos» que os heterossexuais no país.

Barack Obama falava no âmbito de uma actividade de angariação de fundos com a comunidade homossexual em Nova Iorque, em que participou pela primeira vez, precisamente numa altura em que se debate o matrimónio entre duas pessoas do mesmo sexo, o que a acontecer transformaria Nova Iorque no sexto estado norte-americano a legalizar o casamento homossexual.

Cerca de meia centena de pessoas aplaudiram em vários momentos o discurso de Barack Obama, que, na ocasião, contou ter recebido uma carta em que um jovem de 17 anos lhe dava conta dos receios que sentia face à sua opção sexual e que dizia esperar pelo dia em que não tivesse de ter medo.

«Ele disse-me que é gay. Ainda não tinha contado aos seus pais, não se sentia à vontade para assumir a sua sexualidade. Tenho a certeza de que conseguiremos a igualdade que ele merece», afirmou.

O presidente norte-americano sublinhou o «enorme progresso» que a sua administração conseguiu em relação aos direitos dos homossexuais, recordando a revogação da lei «Don't Ask, Don't Tell», que impedia que os militares se assumissem.

Fora do hotel onde decorreu a angariação de fundos, alguns membros da comunidade gay manifestaram-se, exigindo a Barack Obama que se comprometa com o casamento gay.

«Obama não apoia o casamento porque teme não ser reeleito», disse à agência Efe um dos manifestantes.
Continue a ler esta notícia