Califórnia: fogo obriga meio milhão a deixar casa - TVI

Califórnia: fogo obriga meio milhão a deixar casa

  • Portugal Diário
  • 23 out 2007, 21:10

Já ardeu uma área superior à da cidade de Nova Iorque

Relacionados
Mais de 500 mil habitantes de San Diego, nos EUA, têm de deixar hoje as suas casas devido aos violentos incêndios que lavram desde domingo no Sul da Califórnia e que já queimaram uma área equivalente superior à cidade de Nova Iorque, noticia a Lusa.

Desde Los Angeles até San Diego, seis mil bombeiros tentam travar mais de uma dezena de fogos, que, até ao momento, causaram um morto - um homem de 52 anos - e 42 feridos, 16 dos quais bombeiros.

Em toda a região do Sul da Califórnia, mais de 1.200 edifícios de habitação e comércio ficaram destruídos.

Vários hóteis que serviam de abrigo aos desalojados tiveram de ser evacuados. Só no estádio de futebol Qualcomm, em San Diego, estão «acampadas» cerca de dez mil pessoas.

Face à calamidade, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declarou hoje o estado de emergência em sete distritos: Los Angeles, Orange, Riverside, San Bernardino, San Diego, Santa Bárbara e Ventura.

Comida, água, cobertores e roupa já foram pedidos.

Ainda na segunda-feira, o governador da Califórnia, o actor Arnold Schwarzenegger, ordenou o envio de 1.500 soldados da Guarda Nacional norte-americana para o combate às chamas.

O Departamento da Agricultura comprometeu-se a enviar agentes federais, aviões-cisterna e helicópteros para o terreno.

Dois homens foram detidos por suspeita de fogo posto.

O vento forte invulgar, que forma «paredes» de fogo intransponíveis, as altas temperaturas para a época do ano e a seca têm levado à propagação dos incêndios e fazem temer o pior.

O presidente do Município de San Diego, Jerry Sanders, crê que se a intensidade do vento, que atinge mais de 80 quilómetros por hora, não diminuir a catástrofe de há quatro anos será superada.

Em 2003, o Sul da Califórnia foi fustigado por grandes incêndios, os piores da história da região, que mataram pelo menos 22 pessoas e queimaram 3.640 casas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados