Fogo destrói um milhar de casas na Califórnia - TVI

Fogo destrói um milhar de casas na Califórnia

  • Portugal Diário
  • 23 out 2007, 16:24
Incêndio na Califórnia (Foto Lusa)

EUA: Presidente Bush já activou estado de emergência no estado

Relacionados
Cerca de mil habitações foram consumidas pelas chamas no condado de San Diego, no estado norte-americano da Califórnia, noticia a edição electrónica do jornal LA Times. Nos arredores desta cidade, foram evacuadas mais de 260 mil pessoas e estima-se que este número aumente. Bush já declarou o estado de emergência.

«Esta é uma noite trágica para a Califórnia», declarou há algumas horas o governador deste estado, Arnold Schwarzenegger, dando conta da situação, particularmente preocupante, na região de San Diego.

Um dos responsáveis da protecção civil da cidade, citado pelo LA Times, também não traçou um cenário animador, sublinhando que «os ventos continuam imprevisíveis» - chegaram a ser registadas velocidades de 130 quilómetros por hora -, o que significa mais «complicações» para os bombeiros, que tentam refrear o poder destruidor das chamas.

Pelo menos uma pessoa morreu e dezenas ficaram feridas. O número de hectares ardidos cifra-se em largos milhares, em constante actualização, tal como acontece com as habitações queimadas, que de acordo com os últimos dados ascendia a cerca de um milhar.

Lisa Blake, capitã do corpo de bombeiros de San Diego, já havia pressagiado a tragédia que as autoridades não estavam em condições de evitar. «Muita gente perderá a sua casa esta noite».



Estado de alerta

Face ao desenvolvimento catastrófico do efeito dos incêndios, o presidente norte-americano, George W. Bush, já declarou o estado de emergência no sul do estado da Califórnia, de forma a activar os mecanismo de auxílio federais à região com maior rapidez.

Esta medida surgiu em resposta a um pedido nesse sentido feito ontem por Arnold Schwarzenegger.
Continue a ler esta notícia

Relacionados