Duzentos bombeiros combatem as chamas - TVI

Duzentos bombeiros combatem as chamas

  • Portugal Diário
  • Fernando Zamith da Agência Lusa
  • 21 out 2007, 15:13

Incêndios lavram no Parque Nacional Peneda-Gerês desde sábado

Duzentos bombeiros combatem as chamas em dois incêndios que lavram nos concelhos de Terras do Bouro e Vila Verde, ambos no distrito de Braga, de acordo com a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

No incêndio que deflagrou sábado ao início da noite em Terras de Bouro, no Parque Nacional Peneda-Gerês, 168 homens, apoiados por 53 viaturas e um helicóptero, estão destacados para combater o fogo.

Em declarações à Lusa, o governador civil de Braga, Fernando Moniz, afirmou que «a área ardida não é de grande extensão», com as chamas a lavrar sobretudo «numa área de pinheiro e não de nenhuma espécie protegida».

Considerando «estranho» que o fogo tenha começado ao início da noite, o que afirma não ser normal, o responsável adiantou à Lusa que «é pouco provável que o incêndio tenha causa natural». «Já começámos a investigar a origem do fogo», afirmou.

O incêndio deflagrou às 19:35 de sábado numa zona de floresta do lugar do Vidoeiro, freguesia de Vilar da Veiga, no monte entre a vila do Gerês e Pedra Bela, uma das principais atracções turísticas do Parque Nacional.

Segundo a ANPC, um outro incêndio lavra desde as 12:30 de hoje em Bezeguimbra, no concelho de Vila Verde, estando a ser combatido por 32 bombeiros, apoiados por 10 viaturas.
Continue a ler esta notícia