Gripe A: primeira morte em Espanha - TVI

Gripe A: primeira morte em Espanha

Gripe A

Mulher de 20 anos estava grávida. Bebé foi salvo

Relacionados
ACTUALIZADA ÀS 13h30

Uma mulher de 20 anos tornou-se a primeira vítima mortal da gripe A em Espanha, informa a Cadena Ser, citada pela Reuters.

Segundo o El País, a vítima chamava-se Dalila, era de origem marroquina e contraiu o vírus H1N1 enquanto estava grávida.

A mulher estava internada desde o dia 15 de Junho, tinha asma, que agravou o seu estado de saúde, e teve uma pneumonia que diminuiu as suas resistências.

De acordo com o 20minutos, Dalila já tinha ido duas vezes ao hospital, mas os médicos deram-lhe alta, atribuindo os sintomas à gravidez. Os antivirais que recebeu a partir de 15 de Junho já foram tarde.

A família não sabe como contraiu o vírus H1N1, sendo que não viajou, nem esteve com muita gente devido à sua condição. «Não trabalhava, não andava de metro, não ia a centros comerciais. Só ia da sua casa à minha ao fim-de-semana», contou o tio do marido da vítima.

Os médicos do hospital Gergorio Maranon, em Madrid, ainda conseguiram salvar o bebé através de uma cesariana de urgência, realizada esta segunda-feira. Rayan nasceu prematuro (tem sete meses), pesa 1.400 gramas e está estável dentro da gravidade da sua situação.

Ainda não se sabe se há risco da mãe ter passado o vírus ao filho, porque é o primeiro caso mundial conhecido com estas características.
Continue a ler esta notícia

Relacionados