Mais dois casos de gripe A confirmados - TVI

Mais dois casos de gripe A confirmados

Gripe A

Há ainda um outro caso em investigação

Relacionados
Ana Jorge, a ministra da Saúde, acabou de revelar em conferência de imprensa que há mais dois casos de gripe A confirmados em Portugal. O número de infectados eleva-se assim para 13, até ao momento. Neste momento, estão ainda quatro casos em investigação laboratorial. «Um deles é de um português que viajou dos EUA», referiu Ana Jorge.

Os dois casos mais recentes dizem respeito a dois portugueses que regressaram recentemente de férias: um de Palma de Maiorca e outro de Ibiza.

O doente, regressado de Ibiza tem 21 anos e é do sexo masculino. Está internado no Hospital Curry Cabral, em Lisboa. O outro é uma criança de três anos que voltou de Palma de Maiorca no dia 25 de Junho e que se encontra internada no Hospital de S. João, no Porto.

Ainda segundo a ministra todos os infectados com o vírus H1N1 estão «clinicamente estáveis».

Gripe A: cesariana a mulher espanhola infectada para salvar bebé

Em seguida lembrou que Espanha é um dos países europeus com mais casos de H1N1 e um destino de férias, pela proximidade, de muitos portugueses. Por isso mesmo, é natural que possam surgir infecções neste país.

«Estamos numa fase de começarem a aparecer mais casos e Espanha tem também mais casos. O facto de os portugueses viajarem por todo o mundo e, com muita facilidade, também para Espanha é a razão pela qual temos mais casos de pessoas que se deslocaram» ao país vizinho, explicou.

Primeiro paciente «resistente» ao Tamiflu

Fontes oficiais ligadas à área da Saúde na Dinamarca confirmaram, segundo avança a agência Reuters, ter detectado o primeiro caso de um paciente, cujo vírus H1N1, resiste ao medicamento antiviral Tamiflu.

David Reddy, da Roche, também confirmou a informação numa conferência de imprensa, esta segunda-feira. «Este é o primeiro caso que temos de resistência no H1N1».

Actualizado às 17h46
Continue a ler esta notícia

Relacionados