Ingleses têm acesso a dados de fibra-ótica do mundo inteiro - TVI

Ingleses têm acesso a dados de fibra-ótica do mundo inteiro

Edward Snowden

Mais um escândalo de espionagem denunciado por Edward Snowden

Relacionados
Afinal, não são apenas os americanos da NSA (Agência de Segurança Nacional) a espiar meio mundo. A agência de espionagem britânica, a GCHQ, obteve acesso secreto às redes telefónicas e de internet do mundo inteiro, segundo noticia o jornal inglês «The Guardian».

Os dados privados são passados posteriormente à parceira norte-americana, a NSA, segundo informações obtidas pelo jornal junto de Edward Snowden, o garganta-funda que denunciou o processo de espionagem da secreta dos EUA.

O «The Guardian» escreve que a inovação tecnológica na GCHQ tem sido fulcral para este «Big Brother» à escala do Planeta. A agência tem capacidade para assimilar e guardar quantidades gigantescas de dados obtidos através de fibra-ótica durante 30 dias.

O acesso secreto a dados de Internet e telefone corresponde a uma operação que tem como nome de código Tempora, e que decorre há cerca de 18 meses.

Na operação Tempora, «as chamadas telefónicas são gravadas, os e-mails são lidos, bem como as entradas no Facebook e o registo histórico de toda a navegação na Internet», escreve o jornal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados