Obama telefona a Merkel, Sarkozy e Medvedev - TVI

Obama telefona a Merkel, Sarkozy e Medvedev

Obama assina o decreto de encerramento de Guantanamo

Crise, Médio Oriente e alterações climáticas foram alguns dos temas de conversa

Relacionados
O presidente norte-americano telefonou esta segunda-feira aos presidentes russo, Dmitri Medvedev, e francês, Nicholas Sarkozy, bem como à chanceler alemã, Angela Merkel, disse o assessor de Obama, Robert Gibs, que não avançou mais informações a respeito destes telefonemas, noticia a Lusa.

De acordo com a presidência francesa, Obama e Sarkozy abordaram «uma série de temas da agenda internacional», durante uma chamada de cerca de meia-hora.

A crise económica foi um dos assuntos principais da conversa, uma vez que os dois presidentes «estão convencidos de que é preciso agir de forma resoluta e é preciso trabalhar em conjunto, tendo em vista a próxima reunião do G20, em Londres».

A chanceler alemã fez saber à imprensa que uma «estreita cooperação internacional na Cimeira de 2 de Abril é crucial para ultrapassar a crise».

Merkel e Obama conversaram, também via telefone, sobre o Médio Oriente, as alterações climáticas e sobre a situação no Afeganistão.

Quanto à situação no Afeganistão, Sarkozy aplaude «a vontade de Obama de definir novas estratégias globais, com os seus aliados».

Em comunicado, o presidente francês, Nicholas Sarkozy, afirma que «a França está disponível para ajudar os Estados Unidos», no que se refere aos presos de Guantánamo.

Sarkozy garantiu que a França continua solidária com os seus aliados nesta matéria.

Obama telefonou também ao presidente russo, naquela que foi a primeira conversa particular entre Obama e Dmitri Medvedev, numa altura em que os dois países têm estado afastados, do ponto de vista político.
Continue a ler esta notícia

Relacionados