Líbia: jornalista desaparecido em Março estava preso - TVI

Líbia: jornalista desaparecido em Março estava preso

O paradeiro de Matthew VanDyke, de 32 anos, era «desconhecido» há vários meses

Relacionados
Matthew VanDyke, um jornalista freelancer, de 32 anos de idade, estava desaparecido na Líbia, desde Março. Aos primeiros sinais de revolução em Fevereiro, o norte-americano, natural e Baltimore, seguiu viagem para a terra de Khadafi. Há meses que o seu paradeiro era desconhecido.

O repórter foi agora encontrado e libertado em Trípoli, era um dos muitos presos na cadeia de Abu Salim, escreve o «The Washington Post».

Após ser libertado, Matthew pediu um telemóvel emprestado e ligou para a mãe. «Pareceu-me bem. Continua igual a sia mesmo», afirmou ela ao «The Washington Post».

Desde que foi detido, seis dias após chegar à Líbia, que o jornalista estava na solitária da conhecida prisão de Trípoli. Apenas sabia o que se estava a passar no Mundo, através do que ouvia pelas paredes, e que os seus colegas prisioneiros líbios lhe relatavam.

Quando a cela onde se encontrava foi invadida por vários líbios, Matthew confessou à mãe que pensou que «ia morrer». Afinal, chegara a liberdade.

Victoria Nuland, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano confirmou já que, neste momento, «todos os cidadãos dos Estados Unidos que estavam detidos na Líbia foram todos libertados». Até agora, cinco estavam em cativeiro.

Segundo o que o freelancer relatou à mãe, foi detido em Brega, por forças leais a Khadafi, durante uma visita a um poço de petróleo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados