A McDonald's foi obrigada a pedir desculpa pela divulgação de um novo anúncio, que provocou uma chuva de críticas.
O vídeo, transmitido pela primeira vez a 12 de maio na televisão britânica, mostra um filho a conversar com a mãe acerca da morte do pai. O jovem pré-adolescente faz perguntas em busca de semelhanças com o progenitor. Aparentemente, os dois não têm nada em comum.
Ao chegar a um restaurante McDonald's, a criança pede um McFish (hambúrguer de peixe) e a mãe aponta uma semelhança: “Esse também era o preferido do teu pai.”
De imediato soaram os alarmes na organização Grief Encounter, que se dedica a prestar assistência a menores de luto.
Os consumidores acusam a empresa de explorar uma situação extremamente emocional com fins puramente comerciais e o The Advertising Standars Authority, regulador de publicidade britânico, foi inundado com queixas.
“Analisaremos todas as queixas para averiguar se há motivos para investigar o anúncio”, afirmou o porta-voz do organismo.
I am sickened and disgusted by this advert. Lost my dad at 9. Memories? Yes .Burger? No! Shameful ad #McDonalds
— Cate Wilson (@Cate43) 12 de maio de 2017
I lost my father when I was a child and I find the latest McDonald's advert disgusting and offensive. Shame on you! #mcdonalds #badtaste
— The Midgers (@midgersbtfc06) 14 de maio de 2017
Em declarações à BBC um porta-voz da McDonald’s lamentou o sucedido.
Nunca foi nossa intenção [ofender]. Queríamos apenas destacar o papel da McDonald's na vida diária dos nossos clientes, nos bons e nos maus momentos”.
Mas o mesmo porta-voz confirmou que o anúncio, criado pela agência de publicidade Leo Burnett, continuará a ser exibido.
Shelley Gilbert, diretora da Grief Encounter, argumenta que "o anúncio explora a dor de órfãos e é ofensivo".
Uma em cada 29 crianças, com menos de 16 anos, no Reino Unido, já sofreu a morte de um familiar próximo.
Para Gilbert, "a cadeia de restaurantes tem tentado, sem sucesso, explorar a dor das crianças e conectar-se emocionalmente com elas através de uma campanha de publicidade televisiva dirigida a um público que é vulnerável."