Papa sempre disponível para receber vítimas de abusos - TVI

Papa sempre disponível para receber vítimas de abusos

Páscoa no Vaticano

Declarações do Vaticano, surgem depois de várias vítimas terem pedido para estar com por Bento XVI

Relacionados
O Papa Bento XVI estará sempre disponível para se encontrar com as vítimas de abusos sexuais por sacerdotes, mas sem «pressão mediática». É a garantia dada esta terça-feira pelo porta-voz do Vaticano.

«O Papa já afirmou que estará sempre disponível para receber» vítimas de abusos «como já fez no passado» durante as visitas aos Estados Unidos e a Austrália, referiu o padre Federico Lombardi, durante uma conferência de imprensa, em que não descartou a hipótese da realização de um encontro durante a próxima visita a Malta.

No entanto, estes encontros foram «sempre realizados num clima de recolhimento e de discrição e não sob a pressão dos meios de comunicação social», acrescentou o porta-voz.

Abusos sexuais em Malta

As declarações do padre Lombardi surgem depois de várias vítimas de abusos sexuais em Malta terem pedido na segunda-feira para serem recebidas por Bento XVI, que irá realizar uma visita à ilha mediterrânea no próximo fim-de-semana.

O porta-voz do Vaticano não rejeitou a o pedido, mas admitiu que a reunião não consta da agenda da visita papal «já muito apertada».

«O papa sabe claramente da sua intenção, mas isso vai depender das circunstâncias, mas peço para não acalentarem grandes esperanças», referiu o sacerdote.

Esta é a primeira deslocação ao estrangeiro do Papa desde que foram divulgados vários casos de pedofilia no seio da Igreja católica.

A deslocação a Malta é particularmente sensível porque também existem denúncias de abusos sexuais por parte de membros do clero deste país.

Algumas vítimas anunciaram mesmo a intenção de organizar uma manifestação durante a visita papal, o que já levou as autoridades da ilha a reforçar o dispositivo de segurança .
Continue a ler esta notícia

Relacionados