Este é o melhor país para se viver - TVI

Este é o melhor país para se viver

  • Portugal Diário
  • 27 nov 2007, 19:38

ONU coloca Islândia em primeiro lugar e Serra Leoa em último

Relacionados
A Islândia é o melhor país do mundo para se viver, revelou uma tabela anual da Organização das Nações Unidas (ONU) publicada esta terça-feira e que novamente coloca os países da África sub-sahariana nos últimos lugares. A Serra Leoa é o pior país para se viver.

Portugal ocupa a 29ª posição entre 177 países.

Os países ricos aparecem nas melhores posições. Os cinco primeiros são a Islândia, a Noruega, a Austrália, o Canadá e a Irlanda. Os EUA caíram de oitavo, no ano passado, para 12o na lista elaborada segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da ONU.

O índice tem em conta aspectos como a esperança média de vida, alfabetização, escolarização e rendimento per capita e apreciou os dados de 2005.

Os 22 países colocados na categoria «baixo desenvolvimento humano» encontram-se na África sub-sahariana.

Em 10 desses países, duas crianças de cada cinco não chegarão à idade de 40 anos, disseram os responsáveis pela lista, elaborada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O relatório do ano passado afirmou que a epidemia da Sida teve um «efeito catastrófico» sobre a expectativa de vida na região.

O índice apresenta 175 países-membros da ONU, Hong Kong e os territórios palestinianos. Não estão incluídos 17 países, entre os quais o Iraque, o Afeganistão e a Somália, porque não há dados suficientes a respeito destes estados.

A Noruega ocupou a primeira posição da lista durante seis anos.

Os japoneses registram a maior esperança média de vida (82,3 anos) e os zambianos, a menor (40,5).

O relatório afirmou que a maior parte dos países viu o seu índice de desenvolvimento humano aumentar nos últimos 30 anos. Mas em 16 deles, a cifra é menor do que em 1990. E em três (República Democrática do Congo, Zâmbia e no Zimbabué) menor do que em 1975.

O PIB per capita da Islândia é 45 vezes maior que o da Serra Leoa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados