Mali: Hollande dá luz verde ao envio de tropas - TVI

Mali: Hollande dá luz verde ao envio de tropas

Mas o presidente francês diz que só age integrada numa missão das Nações Unidas

Relacionados
François Hollande dá luz verde para o envio de tropas francesas para o Mali, de forma a controlar a ofensiva dos rebeldes no país, mas só avança mediante o aval das Nações Unidas.

O presidente francês respondeu assim ao apelo do homólogo do Mali. Dioncounda Traore deixou um pedido de ajuda internacional, após a investida dos rebeldes islamitas numa das cidades mais importantes do país, Konna.

«Os rebeldes estão a tentar dar um golpe fatal para a continuidade daquele país. A França, tal como os seus parceiros africanos, não podem aceitá-lo e irão prestar o apoio pedido pelas autoridades malianas. Estamos prontos para travar a ofensiva terrorista de acordo com os parâmetros de uma resolução do Conselho de Segurança da ONU», disse François Hollande, citado pela BBC.

Os rebeldes islâmicos do Mali anunciaram o controlo de Konna, uma das principais cidades que ligam o sul e o norte do país.

Os rebeldes assumiram o controlo do norte do Mali em abril do ano passado, mas o sul permanece sob a alçada do governo.

As Nações Unidas aprovaram uma missão de paz no país e pretendem enviar cerca de 3 mil militares para combater os rebeldes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados