Ramos Horta pede a Obama libertação de cubanos - TVI

Ramos Horta pede a Obama libertação de cubanos

Ramos Horta (foto Lusa)

Presidente de Timor-Leste discursou nas Nações Unidas

Relacionados
O presidente de Timor-Leste pediu este sábado aos Estados Unidos, na Assembleia-Geral da ONU, a libertação de cidadãos cubanos e criticou o discurso do chefe de Estado do Irão, numa intervenção dominada por assuntos internacionais, escreve a Lusa.

«Apelamos ao presidente (norte-americano Barack) Obama para que assine uma ordem executiva libertando cinco cidadãos cubanos que definham em cadeias americanas há mais de 10 anos, sem visitas familiares e mesmo visitas da Cruz Vermelha», disse Ramos Horta na abertura da sessão da tarde do debate anual da Assembleia-Geral, em Nova Iorque.

«Devem também levantar as sanções económicas draconianas e o embargo comercial a Cuba. O povo cubano é dos poucos do mundo que ainda sofre as injustiças da era da Guerra Fria», adiantou o prémio Nobel da Paz.

Timor sarou feridas

Timor-Leste «sarou as feridas» dos conflitos do passado, está a acelerar o seu desenvolvimento e aspira a tornar-se em 2030 num país de rendimento médio-elevado, disse ainda Ramos Horta.

Afirmou também que o país é ainda afectado pela pobreza e pela fragilidade das suas instituições, mas que dispõe de recursos naturais, como petróleo e gás, para acelerar o seu desenvolvimento.

«Estamos a finalizar o nosso roteiro para 2030, que vai levantar o nosso povo da pobreza de séculos a um país de rendimento médio-elevado», afirmou o chefe de Estado timorense.
Continue a ler esta notícia

Relacionados