Sabe o que é «1billionhungry»? - TVI

Sabe o que é «1billionhungry»?

Ban Ki-moon

É a nova campanha da FAO que pretende reunir um milhão de assinaturas contra a fome

Relacionados
A recolha de um milhão de assinaturas contra a fome é o objectivo global traçado pela campanha «1billionhungry», que esta terça-feira foi lançada oficialmente pela FAO, em Roma, explicou à Lusa a representante deste organismo da ONU em Lisboa.

A sede da Organização da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma, foi palco do lançamento oficial da campanha global contra a fome «1billionhungry», que convida todas as pessoas a utilizarem um apito para «expressar o repúdio» pela existência, em pleno século XXI, de mais de mil milhões de seres humanos famintos no mundo.

Spots televisivos, cartazes e outdoors com imagens de crianças esqueléticas ou jovens famintos a alimentarem-se de lixo, acompanhadas pelo slogan «I`m Mad as Hell» («Estou furioso»), fazem parte da iniciativa que tem por objectivo despertar um «movimento global» contra este flagelo e lutar para que todos tenham direito a uma alimentação adequada.

«O objectivo é sensibilizar as pessoas para expressarem, gritarem que estão furiosas com a situação, e, recolher, pelo menos, um milhão de assinaturas que serão entregues em Setembro/Outubro aos dirigentes mundiais numa sessão especial que vai decorrer nas Nações Unidas», explicou Guilhermina Teixeira à Agência Lusa.

De acordo com a responsável do escritório de informação da FAO em Lisboa, ao utilizar o apito como principal símbolo da campanha e com a disponibilização de uma petição on-line, a campanha vai dar a todas as pessoas no mundo a oportunidade de expressarem o seu «sentimento de revolta e inconformidade» com a actual situação.

Quando faltam menos de cinco anos até à meta temporal dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio da ONU, e numa altura em que o cumprimento do primeiro objetivo (reduzir para metade até 2015 a fome e pobreza no mundo) está longe de ser cumprido, Guilhermina Teixeira salientou a importância de desenvolver este tipo de campanhas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados