Gripe A já chegou à Amazónia - TVI

Gripe A já chegou à Amazónia

Gripe A

Tribo isolada do Peru tem pelo menos sete casos confirmados

Relacionados
O Ministério da Saúde do Peru anunciou, esta quarta-feira, que pelo menos sete membros da tribo Matsigenka, que vive na Amazónia, têm gripe A, diz a BBC Brasil.

Este anúncio motivou a Survival International, uma Organização Não-Governamental de carácter ambiental, a sublinhar os problemas do contágio em populações isoladas.

Em comunicado, a ONG alerta que as populações que vivem na área estão «particularmente vulneráveis» a doenças trazidas pelo contacto com pessoas de fora, «porque têm menos imunidade, vivem na pobreza e possuem altas taxas de doenças crónicas, como diabetes e doenças cardíacas».

O professor de Medicina da Universidade de Bristol, Stafford Lightman, garantiu que os efeitos do vírus H1N1 sobre os indígenas podem ser «devastadores».

Os Matsigenka estão em contacto permanente com outras tribos isoladas ao longo do Rio Urubamba, na Amazónia peruana, pelo que o contágio se adivinha rápido.

Esta ONG revelou que, na Austrália, as mortes entre os nativos são já dez por cento do total de fatalidades devido à gripe A neste país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados