Japão apoia EUA no embargo ao Irão - TVI

Japão apoia EUA no embargo ao Irão

Libertado petroleiro sequestrado há dez dias

Secretário do Tesouro norte-americano visitou Tóquio

Relacionados
O Japão manifestou apoio ao embargo petrolífero ao Irão proposto pelos Estados Unidos.

O apoio nipónico surgiu, de acordo com a agência Reuters, durante a visita a Tóquio do secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner.

O embargo ao Irão, quinto exportador mundial de petróleo, foi proposto na sequência da descoberta de instalações nucleares subterrâneas que estão a ser associadas ao enriquecimento de urânio para fins bélicos.

O irão mantém que o seu programa nuclear tem apenas fins civis. China e Rússia já disseram que não vão aderir ao embargo petrolífero.

A tensão naquela zona do globo é cada vez maior e já nesta quinta-feira um jornal radical iraniano, refere o «The Washington Post», apelou à retaliação contra Israel pela morte na véspera de um cientista nuclear do Irão.

O cientista foi morto à bomba por um homem numa mota naquele que foi o quinto ataque à luz do dia em dois anos contra técnicos.

Os EUA têm também por finalidade estancar outras as fontes de receita iranianas além do petróleo prometendo sanções contar instituições que negoceiem com o Banco Central do Irão; assim como já prometeram responder à concretização da ameaça iraniana de fechar o Estreito de Ormuz.
Continue a ler esta notícia

Relacionados