Iraque pronto para «retirada antecipada» de tropas - TVI

Iraque pronto para «retirada antecipada» de tropas

Atentado suicida no Iraque

Ministério da Defesa iraquiano garante que mesmo calendário seja «apressado» por Obama o país «está pronto»

Relacionados
O Iraque está «pronto» para uma retirada antecipada das tropas norte-americanas se o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, assim o decidir, disse esta quinta-feira o porta-voz do Ministério da Defesa iraquiano, escreve a Lusa.

«Se a retirada das tropas norte-americanas ocorrer em conformidade com o acordo de segurança assinado (em Novembro) entre Bagdad e Washington, isso será correcto», afirmou o general Mohammed al-Askari.

Iraque: militares portugueses regressam este mês

Iraque: polícia morto na explosão do seu carro

«Mas se eles acelerarem o calendário da retirada das tropas para uma partida antes da data prevista (finais de 2011), estaremos prontos para essa situação», acrescentou o porta-voz, um dia depois de Barack Obama ter pedido aos seus responsáveis militares para redobrarem esforços no sentido de uma retirada dos 142.000 soldados norte-americanos de modo «responsável».

O Iraque e os Estados Unidos assinaram em Novembro um acordo de segurança que prevê a retirada total do contingente norte-americano até final de 2011.

Mas enquanto candidato presidencial, Barack Obama tinha sugerido uma retirada em 16 meses, ou seja em 2010.

Quarta-feira, numa reunião com responsáveis militares na Casa Branca, Obama pediu-lhes para «acelerarem a planificação necessária para levar a bom termo uma retirada militar do Iraque de modo responsável».
Continue a ler esta notícia

Relacionados