Japão: as reacções do mundo - TVI

Japão: as reacções do mundo

Ajuda já está a ser disponibilizada

Relacionados
O presidente norte-americano enviou as suas condolências ao povo japonês depois de um sismo de 8,9 seguido de tsunami que abalou o país esta sexta-feira, fazendo centenas de mortos.

«A amizade e aliança entre as nossas nações é inabalável e apenas reforça a nossa determinação para estar com o povo do Japão enquanto ultrapassam esta tragédia», disse Barack Obama, citado pela Reuters.

O Departamento de Defesa dos EUA já tem as forças norte-americanas no Pacífico preparadas para intervir assim que o governo japonês formalize o pedido de ajuda.

O porta-voz do Pentágono apenas adiantou que essa ajuda será efectuada, para já, com o envio de seis navios.

Entretanto, o exército japonês já mobilizou 300 aviões e 40 navios, segundo informações da AFP.

Também as Nações Unidas já asseguraram que estão 30 equipas de resgate preparadas para responder a um pedido de ajuda japonês.

«Vamos fazer tudo o que pudermos», assegurou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

A União Europeia, pela voz de Durão Barroso, também já garantiu que está pronta para prestar a assistência que for necessária.

O presidente russo Dmitry Medvedev afirmou que está «pronto» para dar ao Japão «toda a ajuda necessária».

Já o primeiro-ministro britânico, David Cameron, garantiu que pediu «imediatamente» ao seu governo para verificar o que pode fazer nesta altura pelo povo japonês.

Também o presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que vai assegurar resposta a «qualquer pedido» do Japão para ajudar nesta «tragédia».

A Coreia do Sul vai enviar 40 socorristas de imediato para o Japão para ajudar nos trabalhos de resgate.
Continue a ler esta notícia

Relacionados