Timor pede mais professores a Portugal - TVI

Timor pede mais professores a Portugal

  • Portugal Diário
  • 16 nov 2007, 15:06

Governo prometeu enviar mais 30. Serão pagos pelo executivo de Xanana

Relacionados
O vice-ministro da Educação timorense, Paulo Assis, pediu esta sexta-feira ao Governo português para enviar mais professores para Timor-Leste no âmbito da cooperação na educação entre os dois países, noticia a Lusa.

«Timor-Leste escolheu português como língua oficial. É preciso cooperação para melhorar e reforçar a formação de professores», disse à agência Lusa o vice-ministro no final de uma reunião com o secretário de Estado da Educação português, Jorge Pedreira.

Nesse sentido, o governante timorense revelou que, «em princípio, Portugal vai enviar mais 30 professores para Timor-Leste, que deverão ficar sob o encargo do governo timorense».

De acordo com Paulo Assis, ao tomar a responsabilidade dos encargos dos professores portugueses, o governo timorense está a mostrar «a aposta» para implementar o português.

O vice-ministro disse ainda que o objectivo é ter professores que, além da língua portuguesa, ensinem outras disciplinas em português e, simultaneamente, dêem formação aos professores timorenses.

«No ensino secundário é onde temos mais problemas, porque faltam professores para ensinar outras disciplinas, como matemática e biologia, em português», disse o governante.

Segundo Paulo Assis, existem actualmente em Timor-Leste 120 professores portugueses e 6.500 timorenses.

Em declarações à agência Lusa, o secretário de Estado da Educação, Jorge Pedreira, afirmou que o envio de mais 30 professores no início do próximo ano lectivo está dependente de várias questões, nomeadamente das condições de alojamento e segurança.

«É preciso haver condições. Do ponto de vista das infra-estruturas não há condições. Não há capacidade de alojamento e transporte, que é fundamental. A questão da segurança também é importante», sublinhou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados