Moçambique: 440 crianças ficaram sem «padrinhos» - TVI

Moçambique: 440 crianças ficaram sem «padrinhos»

Moçambique

Crise afeta ajuda a crianças carenciadas

A organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD) Helpo procura padrinhos para 440 crianças moçambicanas que deixaram de ser apoiadas no âmbito do programa de «apadrinhamento à distância» que desenvolve nas províncias moçambicanas de Nampula e Cabo Delgado.

O programa de apadrinhamento à distância - disponível em www.helpo.pt - prevê apoios mensais a partir de 13 euros, estando atualmente um total de 3.675 crianças a receber apoio.

«Entre janeiro de 2011 e abril de 2012, muitos padrinhos viram-se forçados a deixar de efetuar as suas contribuições», pelo que a Helpo «tem procurado gerir estes apadrinhamentos, encontrando novos padrinhos que possam dar continuidade ao apoio a estas crianças», afirma a ONGD em comunicado.

Joana Lopes Clemente, coordenadora geral da Helpo, disse à agência Lusa que a associação tem procurado que a redução dos contributos não afete as crianças, «que não têm qualquer responsabilidade na crise».

Os efeitos estão a sentir-se essencialmente ao nível da estrutura da organização e obrigam a repensar e redimensionar os projetos que a Helpo projetava realizar este ano, como o da instalação de sistemas para aproveitamento de águas pluviais.

Na maioria dos casos, os padrinhos deixaram de dar a sua contribuição mensal, pelo que a associação está a contactá-los no sentido de saber se abandonaram o projeto ou se querem reformular o seu apoio.

Por outro lado, a Helpo está a contactar as empresas estrangeiras presentes na zona, sobretudo as que estão a construir estradas, no sentido de conseguir financiamento que permita avançar com alguns dos projetos.

Além da instalação dos reservatórios para aproveitamento de águas pluviais, a associação quer concretizar a construção de um campo multidesportos numa das escolas em que está previsto o ensino oficial da educação física, mas não existem espaços nem material.

Em causa está a reconstrução de um edifício escolar de 1964, em risco de ruir, e a construção de uma sala multidisciplinar, que serviria para as aulas das crianças, o ensino noturno e o desenvolvimento de atividades, adiantou.
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