Piratas somalis voltam a atacar - TVI

Piratas somalis voltam a atacar

Fragata Corte-Real avista piratas (foto Lusa)

Mais dois navios foram sequestrados. Num deles, confrontos entre tripulação e piratas causam vários feridos

Os piratas somalis sequestraram mais dois navios e fizeram reféns as tripulações. Desta vez, as vítimas foram uma embarcação de pesca iemenita e um cargueiro das ilhas Marshall, avança a «Reuters». Num dos sequestros, na terça-feira à noite, confrontos entre a tripulação e os piratas causaram vários feridos.

Contactado por telefone pela Reuters, um dos piratas explicou que a tripulação do cargueiro ofereceu resistência, o que acabou por causar algumas baixas entre os sequestradores.

«A tripulação de 24 elementos está bem. Houve uma breve luta antes de os capturarmos. Três dos meus amigos ficaram feridos», disse Hassan à Reuters.

Três dos tripulantes são gregos e os restantes são marinheiros filipinos, informou Andrew Mwangura da unidade para os assuntos marítimos do Este africano.

O cargueiro transportava ureia a granel e foi sequestrado ao largo das Seychelles quando fazia a ligação entre o Koweit e a África do Sul.

Os piratas aproveitaram a ocasião e informaram a Reuters que tinham ainda sequestrado uma embarcação de pesca iemenita, que navegava ao largo da costa nordeste da Somália, na segunda-feira à noite. A embarcação foi tomada de assalto por 14 piratas armados.

Pelo menos 13 embarcações estão sob sequestro e 230 tripulantes mantêm-se reféns dos piratas somalis.
Continue a ler esta notícia