Sudão: dez pessoas mortas em emboscada - TVI

Sudão: dez pessoas mortas em emboscada

Referendo no Sudão (EPA)

Ataque fez ainda 18 feridos entre sudaneses do sul que pretendiam votar no referendo que decorrer no território

Relacionados
Pelo menos dez pessoas foram mortas e 18 feridas numa emboscada no Sudão. Tratavam-se de sudaneses do sul que viajavam para o território para votar no referendo que poderá ditar a separação desta região do Norte do país.

Segundo o ministro do Sul dos Assuntos Internos, Gier Chuang, os responsáveis foram homens armados da tribo árabe Misseriya, que atacaram numa zona fronteiriça entre as duas regiões. «Os atacantes chegaram em seis ou sete veículos armados», explicou, em declarações aos jornalistas feitas na capital do Sul, Juba, acusando depois o Norte.

«Os Misseriya não são uma tribo estrangeira. São do Sudão e por isso estão sob o controlo da liderança nesta parte do mundo. Por isso o Norte é responsável», apontou.

Estas vítimas juntam-se aos mais de 30 mortos vítimas de conflitos tribais nos últimos dias, na zona de Abyei, que fica entre o Sul e o Norte.

O referendo que poderá separar o Sudão do Sul do resto do país (o maior de África) está a decorrer desde domingo e deverá prolongar-se até ao final da semana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados