Meio milhão de crianças em perigo de vida - TVI

Meio milhão de crianças em perigo de vida

Fome ameaça cada vez mais em África

Em África meio milhão de crianças pode em breve morrer de fome. As Nações Unidas pedem o reforço da ajuda às comunidades do corno de África atingidas por uma forte seca que agrava as já difíceis condições de vida das populações.

São mais de 500 mil crianças que a UNICEF diz estarem em iminente risco de vida nos campos de refugiados no Quénia e na Etiópia. Esta agência das Nações Unidas pede «ajuda imediata» da comunidade internacional para evitar uma catástrofe.

Cerca de 2 milhões de crianças passam fome e estão em perigo

«O que vimos em termos de escassez no abastecimento de alimentos em várias destas áreas está a causar um sofrimento real. De qualquer modo todas estas pessoas estão a viver no limite e esta «tempestade perfeita» está a abater-se sobre eles e a transformar-se em necessidades graves e imperiosas», afirmou o director executivo da UNICEF

Numa missão à região de Turkana no norte do Quénia, Lake viu os rostos silenciosos da fome e encontrou-se com pastores cujas manadas foram dizimadas por 10 anos de seca.

Na Somália, o país mais afectado pela seca, um terço da população precisa de ajuda alimentar de emergência. A situação é dramática e até a guerrilha islamista Al-shabab voltou a autorizar as organizações humanitárias a entrarem no seu território.

Cerca de 11 milhões de pessoas estão em risco. Milhares de mulheres e crianças fogem diariamente da região central e sul da Somália para os países vizinhos
Continue a ler esta notícia