Iraque: Governo saúda apelo pacífico de Sadr - TVI

Iraque: Governo saúda apelo pacífico de Sadr

  • Portugal Diário
  • HB
  • 30 mar 2008, 19:39
Partidários de Sadr em Najaf

Líder radical pediu o fim de «toda a manifestação armada» a seguidores

O apelo ao fim de «toda a manifestação armada» feito pelo radical xiita iraquiano Moqtada Sadr, dirigido aos seus seguidores, foi saudado pelo primeiro-ministro do país, Nouri Maliki, que classificou este como «um passo na direcção certa».

Depois de uma semana de duros confrontos entre as milícias e militares iraquianos, apoiados por norte-americanos e britânicos, o chefe do governo iraquiano exprimiu o desejo de que com esta decisão do clérigo radical seja mais fácil travar a violência.

Segundo noticia a agência Lusa, o apelo de Sadr foi feito na cidade santa de Najaf, após horas de negociação com o governo, com a justificação de «evitar o derramamento de sangue e preservar a unidade do Iraque».

«Como governo do Iraque, damos as boas vindas a esta declaração. Acreditamos que reforçará os esforços do Iraque para impor a segurança», disse Ali al-Dabbagh, porta-voz do primeiro-ministro na estação televisiva estatal Iraqiya.

O líder xiita alertou, porém, que, depois desta tomada de posição, lava as mãos de qualquer ataque a elementos de segurança ou instituições governamentais e não se responsabiliza por «quem estiver armado».

O confrontos que começaram a 25 de Março, em Bassorá, já fizeram pelo menos 300 mortos em todo o Iraque, depois do alastramento da violência a outras partes do país.
Continue a ler esta notícia