Israel já considera o Irão como uma ameaça nuclear - TVI

Israel já considera o Irão como uma ameaça nuclear

WikiLeak: telegrama sobre Portugal

Telavive pediu a Washington uma acção imediata contra Teerão e o chefe da Mossad já alertou que as sanções actuais não vão travar o regime iraniano

Relacionados
Israel já considera o Irão como uma ameaça nuclear. De acordo com documentos divulgados pelo WikiLeaks, numa reunião de 06 de Abril de 2009, entre norte-americanos e israelitas, logo a seguir a Benjamín Netanyahu ter formado Governo, o novo primeiro-ministro israelita não escondia a preocupação sobre o assunto.

«Depois de considerar o desenvolvimento de uma bomba nuclear por parte do Irão como um acontecimento que muda o mundo, Netanyahu afirmou que todos os demais assuntos são insignificantes. (¿) Por três vezes. Netanyahu perguntou: ¿que vão fazer?¿», diz um telegrama da embaixada dos Estados Unidos em Israel, divulgado pelo WikiLeaks e citado pelo jornal espanhol «El País».

Em Agosto de 2007, o chefe da Mossad, Meir Dagan, dizia a Nicholas Burns, sub-secretário de Estado norte-americano que as actuais sanções contra Teerão não são suficientes para travar o regime dos Ayatolas. «Dagon mostrou-se de acordo com uma terceira ronda de sanções. Reconheceu que cresce a pressão sobre o Irão, mas destacou que só esta via não vai resolver a crise», diz um relatório sobre a reunião entre ambos.

«Deve-se fazer mais, talvez apoiando os movimentos democráticos de estudantes e grupos étnicos que se opõem ao regime», terá defendido Meir Dagan.

O mesmo relatório diz que Dagan e Burns «acordaram não discutir este assunto em grupos mais alargados».
Continue a ler esta notícia

Relacionados