Novo programa reforça segurança de crianças na net - TVI

Novo programa reforça segurança de crianças na net

  • Portugal Diário
  • 27 fev 2008, 13:38

Arranca já no próximo ano e decorrerá até 2013

A Comissão Europeia vai atribuir 55 milhões de euros ao novo programa Internet Mais Segura, apresentado esta quarta-feira, que irá decorrer a partir do próximo ano e até 2013 com o objectivo de combater conteúdos ilegais, noticia a agência Lusa.

O programa visa reforçar a segurança das crianças na Internet e combaterá ainda comportamentos ilícitos, como a intimidação e o aliciamento.

O seu filho está seguro na Net?

O primeiro programa Internet Mais Segura teve início em 2005 e é considerado pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, «um bom exemplo de programa europeu com consequências no dia-a-dia do cidadão».

«Dado que cada vez mais crianças e adolescentes europeus utilizam, em casa ou na escola, tecnologias em linha, importa informá-los, bem como aos pais e aos professores, sobre as oportunidades e riscos que enfrentam», disse ainda Durão Barroso.

O programa promove iniciativas de auto-regulação e envolve sistemas de informação que, perante conteúdos ilegais, permitem assegurar «uma acção rápida e determinada das autoridades públicas», adiantou o presidente da Comissão.

Reduzir os conteúdos ilegais, promover um ambiente em linha mais seguro, sensibilizar o público e estabelecer uma base de conhecimentos são metas a alcançar pelo novo programa.

A proposta apresentada esta quarta-feira por Bruxelas tem em conta os resultados de uma consulta pública sobre a segurança da Internet e das tecnologias em linha para os menores, que decorreu de Abril a Junho de 2007 e inclui ainda recomendações feitas pelas próprias crianças no Fórum Europeu da Juventude, organizado pela Comissão Europeia para o dia da Internet mais segura em 2008, assinalado a 12 de Fevereiro.
Continue a ler esta notícia