TGV: Ferreira Leite critica Agência Lusa - TVI

TGV: Ferreira Leite critica Agência Lusa

Manuela Ferreira Leite

Ferreira Leite acusou Agência Lusa de ter mandado propositadamente a Espanha um jornalista

Relacionados
A líder do PSD, Manuela Ferreira Leite, acusou esta sexta-feira à noite a Agência Lusa de ter mandado propositadamente a Espanha um jornalista para «ouvir os socialistas espanhóis» sobre as declarações que proferiu sobre o TVG, escreve a Lusa.

Ferreira Leite, que falava no seu primeiro comício do ano, no Europarque de Santa Maria da Feira, afirmou ainda que uma das conclusões que tira dessa notícia feita pela Lusa é a de que «o engenheiro José Sócrates vai fazer queixinhas aos socialistas espanhóis e vai pedir-lhes ajuda».

TGV: Ferreira Leite criticada em Espanha

Ferreira Leite: «Se formar Governo risco o TGV»

«Ontem, numa entrevista à RTP, respondi categoricamente que num governo PSD não faria sentido o TGV. Para além daquele ministro de serviço que responde a tudo o que dizemos, aconteceu algo muito grave: um jornalista de uma agência pública deslocou-se a Espanha ¿ o que significa que foi lá pago por nós. Os nossos impostos é que pagaram essa deslocação. O que foi ele lá fazer? Foi falar com os socialistas espanhóis para lhes dizer que tinha havido alguém, neste caso eu, que tinha afirmado que com o nosso governo suspenderíamos de imediato essa decisão», afirmou a líder do PSD.

Notícia elaborada por correspondente

A notícia citada pela presidente social-democrata, elaborada pelo correspondente da Agência Lusa em Madrid e a residir naquela capital, incluía comentários de vários partidos políticos espanhóis às suas declarações incluindo as do PP, partido da mesma família política europeia do PSD, que disse que Ferreira Leite deveria «retratar-se».

Manuela Ferreira Leite disse tirar deste episódio «duas ou três conclusões que queria dizer ao engenheiro José Sócrates».

«A primeira é que evidentemente já assumiu que vamos ganhar as eleições. Porque se estivesse convencido de que as ganhava tanto lhe fazia o que disséssemos, porque a decisão era dele», afirmou.

PSD não tem medo «dos socialistas espanhóis»

«O desespero que significa haver um Governo que, perante uma afirmação feita pela oposição, vai fazer queixinhas aos socialistas espanhóis. Se o engenheiro José Sócrates pensa que o PSD tem medo dos socialistas espanhóis está muito enganado», acrescentou.

Ferreira Leite questionou ainda se «será possível que o engenheiro José Sócrates não tenha o sentido de Estado suficiente para que um assunto que é verdadeiramente nosso tenha de ser discutido com os socialistas espanhóis».

Direcção da Lusa responde

«A Drª Manuela Ferreira Leite acusou a agência Lusa de ter enviado um jornalista a Madrid a mando do primeiro-ministro José Sócrates, para dizer aos socialistas espanhóis que a líder da oposição em Portugal afirmara que suspenderia o TGV caso fosse governo.

É uma acusação grave, falsa e profundamente injusta, que a Direcção de Informação da Lusa rejeita em absoluto.

A Lusa move-se por estritos critérios de independência, objectividade e - o que é pertinente para o caso - de relevância.

O correspondente da Lusa em Madrid produziu hoje uma notícia ouvindo as principais forças políticas espanholas (Partido Popular e PSOE) sobre a posição de Manuela Ferreira Leite acerca da ligação Portugal/Espanha em alta velocidade».
Continue a ler esta notícia

Relacionados