Saramago lança livro de memórias na Azinhaga - TVI

Saramago lança livro de memórias na Azinhaga

  • Portugal Diário
  • 16 nov 2006, 09:05

Na aldeia onde nasceu, o nobel português festeja também o seu 84º aniversário

O Nobel da Literatura 1998, José Saramago, lança hoje o seu novo livro, «As Pequenas Memórias», na aldeia onde nasceu, Azinhaga , onde a população festejará o 84º aniversário do escritor com música e dança tradicionais, escreve a Lusa.

A aldeia ribatejana, no concelho da Golegã, com dois mil habitantes, fará uma recepção na junta de freguesia pelas 17:00 ao escritor, familiares e amigos, entre os cerca de mil convidados esperados.

O conteúdo de «As Pequenas Memórias», evoca a infância e adolescência do Nobel da Literatura na freguesia onde nasceu, razão pela qual a população está a empenhar-se em concretizar «a verdadeira homenagem, que lhe é devida», segundo a junta de freguesia.

Nascido na Azinhaga a 16 de Novembro de 1922, o escritor ali viveria até aos dois anos, deixando a aldeia com cerca de dois anos com os pais, que se mudaram para Lisboa, mas voltaria para passar as férias na casa dos avós maternos até aos 15 anos.

Segundo a Lusa, José Saramago será recebido com uma actuação da banda da centenária Filarmónica 1º de Dezembro e do Rancho Folclórico dos Campinos da Azinhaga, além de quadros-vivos com cenas ligadas aos usos e tradições ribatejanos.

A sessão de lançamento do livro decorrerá num pavilhão industrial da aldeia, com leitura de excertos por Jorge Vaz de Carvalho, seguido de interpretações do disco «Nesta Esquina do Tempo» com poemas de José Saramago, pelos cantores João Afonso, Luís Pastor e Lurdes Guerra.

Está prevista, no final, uma intervenção do Nobel e uma sessão de autógrafos, seguida de um petisco ribatejano.
Continue a ler esta notícia