Euribor: mais uma queda para mínimo de 4 meses e meio - TVI

Euribor: mais uma queda para mínimo de 4 meses e meio

Zona Euro

Taxa a seis meses, a mais usada no crédito à habitação em Portugal, está nos 5,036%

Relacionados
As taxas Euribor registaram nova queda nesta segunda-feira. A taxa a seis meses, a mais usada em Portugal como indexante dos contratos de crédito à habitação, apresentou a sétima queda consecutiva e está agora no valor mais baixo dos últimos quatro meses e meio.

A Euribor a seis meses está nos 5,063%, o mínimo desde o início de Junho.

Também a taxa a três meses registou uma nova descida, para 5%, um valor que já não era visto desde meados de Setembro.

Nos prazos mais longos, a descida também se repetiu: a taxa a um ano caiu para 5,146%.

As taxas comerciais e interbancárias estão finalmente a reagir às medidas concertadas anunciadas pelos bancos centrais e pelos Governos. Depois de vários bancos centrais (incluindo o Banco Central Europeu, Reserva Federal e Banco de Inglaterra) terem decidido anunciar um corte concertado de 50 pontos base nas taxas de referência, os vários Governos da Zona Euro anunciaram também medidas concertadas para travar os efeitos da crise, como planos de resgate da banca, que incluem injecções de capital e garantias para os créditos interbancários.

O BCE anunciou também crédito ilimitado aos bancos a uma taxa fixa de 3,75%.

Mesmo assim, e apesar de se notar um aliviar das tensões no mercado de crédito, que esteve asfixiado durante semanas, as taxas comerciais continuam a negociar com um grande diferencial face à taxa de referência do BCE, que é agora de 3,75%.
Continue a ler esta notícia

Relacionados